quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Fichas de atividades para o Halloween


“Rua Sésamo”. Júlia, “a menina que faz as coisas de forma um pouco diferente”

Júlia gosta de brincar com blocos, de fazer construções, de carrinhos e camiões e de jogar no tablet, mas o que ela gosta mesmo são os baloiços do parque. Tem cabelos cor de laranja, olhos verdes e pele amarela. Júlia é a nova personagem da “Rua Sésamo” e tem autismo.

A nova amiga de Elmo, Poupas, Becas e Egas, que foi apresentada esta quarta-feira, tem um objetivo: acabar com o estigma associado à doença. “Aos cinco anos, quando se vê outra criança que não fixa o olhar em nós, podemos pensar que essa criança não quer brincar. Mas não é esse o caso”, explica Sherrie Westin, vice-presidente da Impacto Global e Filantropia do Sesame Workshop - fundação sem fins lucrativos -, citada pela revista “People”.

Júlia faz parte da iniciativa “Sesame Street anda Autism: See All in Amazing Children” que está disponível online e através do download da aplicação. Além do livro “We are amazing 1, 2, 3!”, são ainda disponibilizados vídeos e uma série de outras atividades interativas.

“As famílias com crianças autistas tendem a gravitar entre conteúdos online e por isso decidimos criar a Júlia em versão digital. Queremos que pais e crianças compreendam que o autismo não é um tema desconfortável”, afirma Sherrie Westin.

“A rapariga que faz as coisas de forma um pouco diferente” chegou para quebrar barreiras, mas esta não é a primeira vez que a Sesame Workshop recorre a personagens para chamar à atenção e sensibilizar para determinados problemas. Em 2013 conhecemos Alex, um menino de cabelo azul com o pai encarcerado.



In Expresso

sábado, 17 de outubro de 2015

O vídeo anti-bullying infantil que está a conquistar o mundo

"Daisy Chain" nasceu como uma história de embalar e em três anos tornou-se um dos livros interativos de maior sucesso na Austrália. E também um curta metragem com a narração da atriz Kate Winslet.


O australiano Galvin Scott Davis começou a notar algo diferente no seu filho, Benjamin. Sempre que chegava da escola, o menino ficava mais calado e não tinha a mesma motivação que antes. “Ele estava mais reservado e descobri que tinha sofrido bullying na escola. Não foi um caso muito grave, mas foi suficiente para que perdesse a confiança”,contou ao jornal The Guardian.
Para reconfortar o filho, Davis decidiu contar-lhe uma história de embalar de alguns dos livros infantis da vasta coleção que tem em casa, mas não encontrou nenhuma história apropriada para aquele momento. Então, decidiu inventar uma. Assim nasceu a ideia para “Daisy Chain”, um conto sobre uma menina chamada Bree Buttercup, que é perseguida por outras crianças quando tiram uma fotografia dela e a colocam em todas as árvores do parque. É o próprio Benjamin quem ajuda Bree a combatê-los usando uma corrente de margaridas, a sua flor favorita.
Para ler o artigo na íntegra, clique AQUI
In Observador, 16-10-2015

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Recursos 1º Ciclo na WWW… (Que podem ser úteis para a Educação Especial)

O colega Rui Gualdino Cardoso publicou, no Blogue do Arlindo, um post que também pode ser muito útil para a Educação Especial, designadamente para alunos com CEI.
Bons exemplos de partilha!
Parabéns!

Passo a transcrever:
Na World Wide Web o 1º ciclo anda ativo. São muitos os sites, blogs e páginas nas redes sociais sobre o 1º ciclo. Nesses “sítios” vê-se e partilha-se de tudo, opiniões, materiais, experiências… Esta atitude não é somente dos docentes do 1º ciclo, mas de muitos mais grupos de docência.
Esta partilha demonstra o que de melhor os docentes podem ser para com os seus pares.
Ficam aqui alguns como amostra, espero que sejam úteis…

sábado, 10 de outubro de 2015

PROVAS OPERATÓRIAS DE PIAGET - com PDF ilustrado

NO LINK ABAIXO TEMOS UM PDF ILUSTRADO COM OS PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DAS PROVAS OPERATÓRIAS DE PIAGET.
PARA TER ACESSO AO MATERIAL CLIQUE NO LINK ABAIXO:

terça-feira, 6 de outubro de 2015

eBooks – Literatura Infantojuvenil Inclusiva

Para ter acesso clique AQUI

Vencer a Dislexia, de Sally Shaywitz

Como dar resposta às perturbações da leitura em qualquer fase da vida de Sally Shaywitz ; Coordenação: Luís De Miranda Correia

Sinopse
Vencer a Dislexia é, até à data, o livro mais abrangente, atualizado e prático para nos ajudar a compreender, a identificar e a vencer os problemas centrados na leitura que assolam as crianças da atualidade. Este livro, para uma em cada cinco crianças que tem dislexia e para os milhões de outras que lutam para lerem ao nível do ano de escolaridade em que se encontram - e para os pais, professores e tutores -, pode fazer a diferença.
A Doutora Shaywitz, uma das especialistas mundiais em leitura e dislexia, elucida os pais acerca do que podem fazer pela criança disléxica ano após ano e passo a passo. Estabelece um programa para desenvolver a leitura e a implementar em casa, orienta os pais na escolha da melhor escola para o seu filho e no trabalho que podem fazer com os professores e sugere formas de desenvolver e de preservar a autoestima da criança. Apresenta exercícios, apoios ao processo de ensino, informação acerca de programas informáticos e outros valiosos recursos para professores e outros profissionais.
Para além disso, o seu livro corrige mitos populares (e lesivos) como, por exemplo, a crença de que a dislexia é um problema essencialmente masculino, a noção de que as crianças com dislexia veem as palavras invertidas e que a dislexia está associada à inteligência. Mostra-nos como é que, apesar de a dislexia não poder ser curada, os seus efeitos podem ser vencidos, graças a cuidadosa planificação e a trabalho árduo.