sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

O II Congresso de Atividade Física Adaptada da Cidade do Porto


O II Congresso de Atividade Física Adaptada da Cidade do Porto decorrerá nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2020, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).
A continuidade deste movimento através da II edição do Congresso de Atividade Física Adaptada da Cidade do Porto representa um exemplo de boas práticas no que se refere ao contributo do PortoInSport na defesa e promoção dos valores e direitos da pessoa com deficiência na sociedade.
Consulte toda a informação em: https://portoinsport.fade.up.pt/en/

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Curta-metragem premiado fala da importância da inclusão e do respeito à diversidade nas brincadeiras de criança

Veja AQUI

Ian, uma história comovente (2018)


Ian é um menino com deficiência e quer brincar num parquinho, apesar dos olhares e comentários das outras crianças e suas dificuldades em interagir com ele. O curta é inspirado na história de um Ian real. Sua mãe, autora de um livro e criadora da Fundação Ian, tomou como tarefa ensinar os responsáveis por fazer bullying com o filho uma importante lição a respeito da diversidade e da inclusão, tarefa esta que desembocou na criação do curta-metragem, uma parceria com o estúdio de animação latinoamericano MundoLoco.
O filme, deliberadamente sem falas para que a linguagem falada não fosse uma barreira para falantes de diferentes línguas e de diferentes idades – crianças e adultos podem assisti-lo -, é uma bela e importante reflexão a respeito da importância do respeito às diferenças e do quão significativo é, para uma criança com deficiência, habitar os espaços que desejar e brincar com outras crianças – mas não só isso: mostra também que, para crianças que não tenham deficiência, este é um exercício de cidadania que pode ser feito desde os primeiros anos de vida.

157 atividades com CDs reciclados


Veja AQUI
Fonte: ALUNOON

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal


Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal [PDF | 22 MB | 106 páginas] é uma medida Simplex +  que reúne informação de várias áreas de interesse e respetivos serviços públicos em Portugal, visando promover a autonomia e a cidadania das pessoas com deficiência e facilitar a tomada de decisão e a promoção de inclusão.
Neste Guia é disponibilizada informação sobre apoios sociais, medidas de apoio ao emprego e formação profissional, benefícios sociais e fiscais e informação prática sobre a rede de Balcões da Inclusão ou sobre como solicitar um Atestado Médico de Incapacidade Multiuso.
Este Guia é também um instrumento formativo, na medida em que esclarece sobre terminologias corretas a adotar, contribuindo para apoiar as pessoas com deficiência na concretização dos seus direitos e na sinalização de práticas de discriminação em razão da deficiência.
Pode descarregar a versão acessível pdf e a versão ebook.

Através de Blog DeAr Lindo

domingo, 5 de janeiro de 2020

Ideias com recortes de papel

"Com recortes de papel no formato de corações podemos criar vários animais".
 Veja como é fácil: 
                                                                           Veja AQUI
Através de "Educamente"
Fonte: Pinterest e imagens Google

Ideias com pedras pintadas!!, by "Criatividade"

By "Criatividade"
Veja AQUI

sábado, 4 de janeiro de 2020

Dia Mundial do Braille

Hoje é Dia Mundial do Braille! Sem dúvida um dia muito importante para todos os cegos! O Braille é uma fabulosa ferramenta ao serviço de quem tem deficiência visual. Não é necessário enaltecer a sua utilidade, de tão evidente que é!
O Dia Mundial do Braille, é uma efeméride que pretende, chamar a atenção para os problemas dos cidadãos cegos e da responsabilidade que a todos nos envolve nesta problemática, de modo próprio na construção de um mundo onde seja possível, cada vez mais e em cada dia e a sua integração e um não pleno à discriminação.
O Braille, veio permitir um vasto número de actividades aos cegos, de modo próprio a leitura, a integração profissional, a música, etc, foi inventado por Louis Braille, que faleceu em Paris aos 43 anos de idade, em 1852 e que cegara aos 3 anos. Professor toda a sua curta vida, compositor e um verdadeiro génio compôs livros para facilitar o ensino e elaborou com Foucault, um novo alfabeto para cegos, também aplicado à música, à estenografia e ao cálculo, modificando preponderantemente a educação dos mesmos.
A propósito do Dia Internacional do Braille e para todos os que gostavam de aprender Braille, divulgo o curso Braille virtual. O Braille Virtual que é um curso on-line aberto, público e gratuito, destinado à difusão e ensino do sistema Braille a pessoas que vêem.Este curso é orientado especialmente a pais, crianças, professores, …para todos os que queiram aprender. Para aceder ao curso
Porque o saber não ocupa lugar, em baixo coloquei um link para ter acesso à página da ataraxia, empresa de equipamentos variados para pessoas cegas informações sobre equipamentos

By Clara Monteiro