segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Dislexia e Disortografia. Da Linguagem Falada à Linguagem Escrita

Paula TelesPsicóloga Educacional - especialista em dislexia
Resumo
Estamos numa nova era do ensino da leitura e da escrita. Este artigo propõe-se: reflectir sobre os conhecimentos resultantes dos estudos realizados pela recém designada “Ciência da Leitura”, ciência que se desenvolveu com os contributos da psicologia cognitiva e das neurociências, as suas implicações nas práticas educativas; apresentar um método de ensino da leitura e da escrita “Fonomímico e Multissensorial”, baseado nos resultados da investigação científica, no estudo e longa prática da autora, professora e psicóloga educacional, na reeducação de crianças e jovens com perturbação da leitura e escrita.
Palavras-Chave: Linguagem Falada e Linguagem Escrita, Dislexia; Disortografia; Perturbação da Leitura e da Escrita; Método Fonomímico.
Artigo Publicado na Revista “A Intervenção Psicológica em Problemas de Educação e de Desenvolvimento Humano”. Outubro de 2010. Edições Universitárias Lusófonas. Lisboa.
Para ler o estudo na íntegra, clique AQUI
In Revista PROFFORMA

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