domingo, 3 de abril de 2022

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo


 O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (World Autism Awareness Day) ou simplesmente Dia Mundial do Autismo é comemorado no dia 2 de Abril, data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objectivo prende-se com a necessidade de esclarecer a população mundial sobre o Autismo.


Segundo o Manual de Saúde Mental – DSM-5, o Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por Transtornos do Espectro Autista (TEA). Consiste num distúrbio neurológico caracterizado pelo comprometimento da interacção social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restritivo e repetitivo. Afecta o processamento das informações no cérebro, alterando a forma como as células nervosas e as sinapses se organizam. Contudo, a forma como este processo ocorre a nível cerebral ainda não é bem compreendido.

Foi descrito pela primeira vez em 1943 pelo médico austríaco Leo Kanner no artigo “Autistic disturbance of affective contact”, publicado na revista Nervous Child. No mesmo ano, Hans Asperger descreveu na sua tese de doutoramento a psicopatia autista da infância. Nas décadas de 50 / 70, o psicólogo Bruno Bettelheim afirmou que a causa do autismo seria a indiferença da mãe. Já durante os anos 70 esta teoria foi rejeitada, com a busca de causas que provocassem a doença. Hoje acredita-se que o autismo pode estar relacionado com factores genéticos e factores ambientais.

A dificuldade em saber quais os factores que influenciam o aparecimento da doença é porque nem todas estas alterações estão presentes em todos os autistas.

Artigo na íntegra AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário