sexta-feira, 16 de março de 2018

Autistas têm sete vezes mais probabilidades de ser vítimas de bullying

As pessoas com deficiência estão particularmente expostas ao bullying. Projecto europeu, onde Portugal também está representado, vai tentar ajudá-las a protegerem-se deste fenómeno, o que passa por deixarem cair a ideia de que ser vítima é normal.


As crianças e jovens com autismo são, entre as pessoas com deficiência, as que maior risco correm de ser vítimas de bullying. Um estudo realizado em Espanha deu um número a esta realidade, que é replicada em muitos outros países: quem tem autismo tem sete vezes mais probabilidades de ser alvo de bullying do que os seus colegas.

O alerta partiu de especialistas nesta área que, nesta sexta-feira, se reuniram no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa para a divulgação de um projecto europeu destinado a prevenir o bullying contra pessoas com necessidades educativas especiais ou deficiência.

Neste universo já de si particularmente vulnerável a acções de bullying, choca o facto de muitas das crianças que são vítimas deste fenómeno “não tenham sequer a possibilidade de transmitir o que lhes acontece e de dar conta dos seus medos” como acontece frequentemente com quem tem autismo, frisou Ana Sezudo, presidente da Associação Portuguesa de Deficientes.


Ler AQUI notícia na íntegra

Sem comentários:

Enviar um comentário