A Câmara Municipal da Maia aprovou em reunião de executivo, no passado dia 17 de dezembro, uma iniciativa voltada para as crianças com necessidades de saúde especiais, para quem não há respostas principalmente no período de férias, obrigando as famílias a abandonarem os seus trabalhos para cuidarem deles.
As férias escolares obrigam muitos pais a procurarem alternativas para manterem os filhos ocupados enquanto estão a trabalhar. Para alguns a dificuldade está na escolha. Para outros, o problema é a falta de opções.
As famílias cujas crianças apresentam múltiplos problemas de saúde, comprometedores do seu desenvolvimento global, são confrontadas com a inexistência de respostas ao nível da ocupação dos tempos livres dos seus educandos.
Cientes desta lacuna e uma vez que a Câmara Municipal da Maia é, já, promotora de Atividades de Apoio à Família juntos das crianças que frequentam as escolas da rede pública, a autarquia entendeu por bem lançar o Programa Férias com Sendido(s), que tem como objetivo principal permitir que as famílias das crianças com necessidades de saúde especiais possam, igualmente, manter as suas ocupações diárias ao mesmo tempo que é proporcionado às crianças atividades diversas, promotoras do equilíbrio físico, psicológico e social.
A iniciativa incide em crianças que apresentam diversas problemáticas, desde paralisia cerebral, perturbação do espetro do autismo, multideficiência, doença metabólica, etc.
Com o intuito de proporcionar o contacto com pessoas e espaços diferentes, quebrando a rotina, o Programa Ferias com Sentido(s) será desenvolvido fora do espaço escola e contempla atividades como cinoterapia, musicoterapia, atividades diversas com cavalos, pintura criativa, desporto adaptado, sessões de cinema, teatro, concertos, circo, Zoo da Maia ou atividades em parques temáticos.
O Programa Férias com Sentido(s) vai repetir-se nas férias da Páscoa e nas férias de verão, durante o mês de Junho e Julho.
Mas a Câmara Municipal da Maia, segundo a Vereadora Emília Santos, quer ir mais longe e a partir de Janeiro de 2019, estas crianças vão beneficiar de um programa de atividades durante o período curricular, que incluem a natação, terapia assistida por cavalos e musicoterapia.
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