“Autismo – Compreender e agir em família”, destinado a todos aqueles que lidam com bebés e crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA).
Nesta nova obra, Laurie A. Vismara, Geraldine Dawson e Sally J. Rogers, as três autoras americanas e criadoras do revolucionário programa de intervenção precoce em crianças com autismo – Modelo Denver, procuram oferecer informação, ferramentas e estratégias para utilização durante as interações diárias com as crianças, no seu ambiente natural.
Os pais, como principais intervenientes, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças com PEA – são tão eficazes como os terapeutas no ensino de competências importantes afetadas pelo autismo – e é por isso essencial que comecem a agir desde que a doença é diagnosticada aos seus filhos. Os desafios de aprendizagem do autismoprecoce são explicados neste livro, e os pais e educadores são orientados no desenvolvimento de estratégias adequadas para ajudarem os mais pequenos a explorar e desfrutar do mundo da melhor maneira possível.
Ao longo das páginas são contadas histórias reais de sucesso e dadas a conhecer diversas atividades construídas e adaptadas, todas elas através da aprendizagem nas rotinas típicas do dia-a-dia, como o banho, as refeições e em particular nas brincadeiras e nos jogos. Implementar atividades que ajudem a expressar desejos, sentimentos e interesses através da linguagem corporal são alguns dos métodos explicados e desenvolvidos pelas especialistas.
De fácil leitura, o livro “Autismo – Compreender e agir em família” ajuda os cuidadores de crianças com esta perturbação a estimularem a sua capacidade de aprendizagem. Cada capítulo foi concebido para abordar as perguntas, preocupações e desafios que os pais/outros cuidadores de crianças com autismo experimentam.
As autoras reforçam também que obter a melhor ajuda profissional dever ser o mais importante a ter em mente, por isso dedicam o primeiro capítulo a este tópico.
Principais conteúdos abordados na obra “Autismo – Compreender e agir em família”:
o Como as crianças aprendem
o Como funciona a intervenção precoce
o Os desafios únicos de aprendizagem associados ao autismo
o Como captar a atenção
o Como encontrar diversão nas rotinas sociais sensoriais
o Como criar interações recíprocas
o A importância da comunicação não-verbal
o Como ajudar a criança a aprender através da imitação
o Partilhar interesses com os outros
o A hora de brincar
o Passagem para a fala
o Como funciona a intervenção precoce
o Os desafios únicos de aprendizagem associados ao autismo
o Como captar a atenção
o Como encontrar diversão nas rotinas sociais sensoriais
o Como criar interações recíprocas
o A importância da comunicação não-verbal
o Como ajudar a criança a aprender através da imitação
o Partilhar interesses com os outros
o A hora de brincar
o Passagem para a fala
Fonte: http://www.bigmae.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário