O primeiro curso de Picture Exchange Communication System (PECS) no Algarve, usado para ensinar rapidamente competências comunicativas a quem tem um discurso funcional limitado, vai decorrer no hotel D. Pedro, em Vilamoura, no concelho de Loulé, nos dias 1 e 2 de abril.
Esta é uma excelente oportunidade para familiares e profissionais que trabalham com crianças, jovens e adultos com competências comunicativas limitadas, de adquirirem formação de qualidade numa modalidade comunicativa, com evidência científica, que poderá facilitar a comunicação de muitas pessoas algarvias.
Ao fazê-lo estarão a juntar-se às cerca de 19.000 pessoas que participaram nesta formação durante o ano de 2015, por todo o mundo.
O PECS é uma ferramenta comunicativa para todas as pessoas que têm limitações ao nível da comunicação – quer para as que não falam de todo, quer para as que conseguem articular algumas palavras mas são pouco compreensíveis ou insuficientes para as necessidades do dia a dia.
Pode também ser muito útil para expandir o vocabulário e aumentar a complexidade da construção frásica.
Apesar de o PECS ter sido desenvolvido inicialmente para crianças com autismo, tem demonstrado sucesso noutras perturbações que apresentam perturbações da comunicação, nomeadamente trissomia 21, paralisia cerebral, cri-du-chat, dispraxia e traumatismos cranianos, entre outras.
É adequado para todas as faixas etárias e não se limita a um diagnóstico específico.
O treino básico em PECS consiste num workshop de dois dias, com a duração de 13 horas, e é ministrado, em português, pela diretora clínica da Pyramid em Portugal, Carla Martins.
Os formandos terão oportunidade de aprender a fundamentação teórica por trás do desenvolvimento do protocolo, visualizar muitos vídeos exemplificativos e praticar em grupo as competências adquiridas com imediato feedback corretivo.
Os destinatários desta formação são os familiares de pessoas com perturbações da comunicação (com ausência total de discurso oral ou com problemas graves de articulação e utilização funcional da comunicação) e profissionais interessados na temática das mais diversas áreas, nomeadamente terapeutas da fala, educadores de infância, professores de educação especial, professores do ensino regular e terapeutas ocupacionais.
No final do workshop, os formandos ficarão capazes de implementar o PECS com indivíduos com Autismo e outras PEA e/ou limitadas competências comunicativas.
In Diário Online, por INCUSO
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