TEACCH é a sigla adotada por um projeto de saúde pública e
disponível na Carolina do Norte, EUA, que oferece serviços voltados para
pessoas com autismo e outros transtornos do espectro do autismo e suas
famílias.
O TEACCH (treatmet
and education fo autistic and comunication hanidicapped children), é uma
abordagem psicolinguística que tem como objetivo facilitar a aprendizagem
através de recursos pedagógicos em um espaço cultural coeso e com o uso de
comunicação alternativa e ensino estruturado,
Por tratar-se de um
projeto abrangente, com uma abordagem suficientemente flexível para ser
adaptável, desde a década de 80 o TEACCH tem sido tomado como referência em
diversos países do mundo, inclusive aqui no Brasil, embora sua única
implementação completa continue sendo na Carolina do Norte.
O TEACCH tem
historicamente seu nome ligado à abordagem do autismo como um transtorno do
desenvolvimento, à educação como estratégia de tratamento, a inserção das
pessoas com autismo na família e na comunidade, ao movimento das associações de
pais, à colaboração entre pais e profissionais se tornando, desta forma, a mais
potente fonte para o tratamento, à pesquisa e à sensibilização da comunidade.
O método procura
facilitar a aprendizagem das pessoas com autismo trabalhando a linguagem,
habilidades, comportamento e comunicação.
Sendo assim, o
TEACCH trabalha com recursos visuais do ambiente como objetos, fotografias,
imagens, pictogramas, palavras ou qualquer outra forma de sinalização associando,
esta sinalização do ambiente, ao estabelecimento de rotinas.
Desta forma, o
ensino é estruturado da seguinte forma:
- área de trabalho individualizado: procura o desenvolvimento de novas aprendizagens e desenvolve a atenção e concentração pois coloca a criança de frente para o adulto e de costas para a distração;
- área de trabalho individual autônomo: o uso de gabinetes de trabalho reduzem os estímulos distratores e ajuda a focalizar a atenção nos aspectos importantes da tarefa. O plano de trabalho indica a criança a sequência a ser realizada através de tarefas organizadas em caixas individuais;
- área do computador: usada para consolidar as aprendizagens que podem minimizar as dificuldades de escrita;
- área de brincar: onde a criança aprende a brincar, sendo um espaço de relaxamento e prazer, onde a criança pode escolher as brincadeira, brincar com um par e aprender a imitar;
- área de trabalho em grupo: preocupada em promover a interação social que estimula as trocas entre os pares e diversifica as atividades;
- área de reuniões: zona de exploração de objetos, sons, imagens e gestos que desenvolve as competências ao nível das noções espaço-temporais, autonomia e compreensão de ordens verbais.
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