sexta-feira, 15 de maio de 2015

Estudo mostra eficácia da estimulação cognitiva em crianças com Paralisia Cerebral

Crianças com Paralisia Cerebral frequentemente apresentam déficits cognitivos na atenção, habilidades espaciais e perceptivas como um todo, funções executivas e memória de trabalho, de modo que um grupo de pesquisadores analisou o efeito do tratamento de estimulação cognitiva em uma amostra de 15 crianças com paralisia cerebral.
As crianças com idade média de 8 anos foram classificadas usando Gross Motor Function Classification System (GMFCS) no nível I (n = 6), Nível II (n = 4), Nível III (n = 2) e o nível V (n = 3). Os déficits cognitivos foram avaliados pela Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV) e do Teste de Desempenho Contínuo (CPT-II), e questionários foram também administrados com pais e professores, o Behavior Rating Inventory of Executive Function (BRIEF) e  Escalas de Avaliação de Conners (CPRS-48 e CTRS-28).
Neste estudo as crianças foram submetidas foi a um programa de estimulação cognitiva por duas horas semanais durante oito semanas. Os autores encontraram diferenças estatisticamente significativas após a aplicação do tratamento de estimulação cognitiva na taxa de raciocínio perceptual do WISC-IV. Nenhuma diferença foi obtida antes e depois do tratamento no Conners. Também não houve diferenças nos resultados do GMFCS e do WISC-IV. Portanto, podemos concluir que o desempenho cognitivo de crianças com paralisia cerebral melhorou após a implementação de um programa de Reabilitação Cognitiva.
Quer saber mais sobre este estudo? Rev Neurol. 2014 Nov 16;59(10):443-8. Clique aqui.
In http://www.reab.me 

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