Autismo: Apoio, não pressão! |
O autismo tem uma diferença de processamento de informações que
muitas vezes consiste em um processamento com atraso. Isso muitas vezes
ocorre porque a criança tem que processar conscientemente o que para outras crianças
pode vir de forma
intuitiva. Devido às diferenças de fiação cérebro seu
processamento é diferente e precisa de certas acomodações. Há altura das nossas
expectativas para as necessidades de processamento da criança, abaixo estão
listados algumas diretrizes para a transição destas diferenças de
processamentos.
1. Dê à criança tempo para processar.
Como o processamento tem atraso é importante dar à criança
pelo menos 10-20 segundos para responder (ainda mais para algumas crianças). Se
você continuar repetindo, antes do processamento ser concluído, a criança
tem que começar a processar tudo de novo. Isso é muito frustrante e
desgastante.
2. Permita a criança manter seu próprio ritmo
e performance.
Não podemos empurrá-lo mais rápido do que seu cérebro pode
processar. Se o fizermos, os panicos cerebrais vão reagir com “luta ou
fuga”. Eu vejo isso o tempo todo. Estamos constantemente tentando acelerar
essas crianças até mesmo forçando para processar mais rápido do que deveríamos.
3. Reduza suas palavras!
Forneça orientações concretas e as encurte. Use frases curtas e
frases com apenas o ponto principal. Muitas das crianças têm problemas de
processamento auditivo. Quanto maior o tempo com frases e muitas palavras
usadas, maiores as hipóteses da informação ficar confusa e perdida. Só use as
palavras importantes; para chegar direto ao ponto.
4. Use modelos visuais sempre que possível para demonstrar o
que você quer. Dê instruções visuais. Escreva
algumas instruções de assuntos escolares, em vez de depender de instruções
verbais. As palavras são fugazes, enquanto instruções escritas são constantes e
podem se concernir facilmente.
5. Fragmente as tarefas em partes para desacelerar.
Quebre as tarefas em partes menores, passo a passo
sequencialmente. Se possível, de uma uma lista de verificação para marcar
conforme ele fizer cada etapa. Não espere que seu filho seja multitarefa!
Permita-lhe mais tempo para fazer, mas deixe ele terminar! É
importante concluir uma tarefa antes de ir para outra.
6. Use modelos visuais.
Dê ao aluno um esboço que defina os pontos importantes para que o
aluno poça categorizar as informações que são dadas. Um esquema simples
irá destacar a ele quais informações são importantes para se concentrar,
dando-lhe “arquivos” mentais para classificar, organizar e armazenar as
informações. Considere o uso de planilhas, esquematizações, e outros modelos
que ajudem a criança a organizar e categorizar as informações importantes.
7. Prepare uma antecipação.
Se possível de uma”pré-visualização” do
aprendizado antes do tempo, para dar um quadro mental do que está sendo
apresentado. Muitas das crianças têm dificuldade em classificar a informação
relevante do irrelevante. Isso destaca as áreas de importância para ajudar a
direcionar a sua atenção, e dá-lhes um quadro de referência para organizar a
informação.
8. Permita que a criança use a sua forma preferida de comunicar o
que sabe.
Muitas crianças têm problemas de escrita. Se for esse o caso,
deixe-os dar respostas verbais. Se você precisar que escreva, saiba que ele não
pode pensar sobre como escreve e sobre o que escrever ao mesmo tempo. Se você
quer descobrir o que sabem, deixe-os escolher o método e lhe dizer.
Referencia: Esta série sobre “tutoria de crianças no
espectro” pode ser encontrado no livro verde“Autism Discussion Page on Anxiety,
Behavior, School and Parenting Strategies.” Bill Nason.
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