Dados mostram que a informação visual é a mais captada pelo cérebro |
Já parou para pensar no impacto que o design pode ter na sua aprendizagem?
Ao contrário do que muitos pensam, a forma como o conteúdo é apresentado ao cérebro é determinante para a sua compreensão e é aí que os recursos visuais se mostram grandes ferramentas da educação.
Os dados comprovam: 90% da informação transmitida ao cérebro é visual. Para captar todo esse fluxo é necessário cerca de 50% da capacidade cerebral. Não é à toa que imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido que os textos.
No entanto, existem truques para aplicar corretamente estas funções e melhorar o seu aproveitamento. Ilustrações coloridas, por exemplo, retêm a atenção do observador durante 2 segundos, enquanto que o estilo preto e branco a prende por apenas 2/3 de segundo.
Desta forma é importante recorrer a recursos audiovisuais atrativos e bonitos, que sirvam de exemplo e que ajudem a simplificar ideias complexas, ajudando assim a fixar o conhecimento. Lembre-se também que imagens que não estejam bem relacionadas com o conteúdo apresentado, nem tenham uma relação exata com o texto, têm o efeito oposto ao pretendido e atrapalham a aprendizagem.
(Estudo que vai ao encontro dos resultados obtidos na minha Dissertação de Mestrado)
Fonte: Universia Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário